Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Metaphor: ReFantazio – Uma aventura além da fantasia

Tempo de jogo: 79:30h

Se você está à procura de uma experiência envolvente e profunda, este RPG pode ser exatamente o que você precisa. Sem dúvida, é o melhor jogo que joguei em 2024. Com uma narrativa cativante, personagens bem desenvolvidos e um mundo ricamente construído, é difícil não se deixar levar.

Personagens únicos e relevantes

Se aventure com uma equipe bem diversificada.

Gallica: vem da tribo das Fadas e é nossa primeira companheira. É ela que nos guia e nos orienta durante todo o jogo e também nos ajuda a encontrar lugares secretos em dungeons. Seu Arquétipo é do Mago.

Strohl: um ex-nobre da triblo Clemar que perdeu tudo por conta do ataque de um humano que destruiu sua vila e matou seus pais. Ele se torna nosso braço direito e nosso grande amigo durante a jornada. Seu Arquétipo é do Guerreiro.

Hulkenberg: uma ex-cavaleira da tribo Roussainte, ela é uma nobre que largou tudo para lutar pelo reino. Era uma das guarda-costas do príncipe antes do incidente e agora busca uma forma de salvá-lo da maldição. Ela se torna nosso escudo durante nossa jornada para fazer do mundo um lugar melhor. Seu Arquétipo é do Cavaleiro.

Heismay: outro ex-cavaleiro, sendo este da tribo Eugief, foi tratado como ladrão e assassino, mas é uma pessoa pura e de coração justo e que busca reparar o mundo para que ninguém mais morra da forma como aconteceu com seu filho. Seu Arquétipo é do Ladrão.

Junah: uma personagem da tribos dos Nidia, ela é uma cantora reconhecida em todo o mundo por seu talento sem igual e busca por um mundo onde todos possam ser livres. Seu Arquétipo é do Dançarino Mascarado.

Eupha: uma jovem sacerdotisa e princesa da tribo Mustari. Ela que antes seria a oferenda para acalmar a ire do Deus Dragão, agora liberta de suas amarras, luta para que outras pessoas também consigam enxergar além da fé. Seu Arquétipo é do Invocador.

Basilio: um ex-membro da elite de guerreiro de Louis, ele pertence a tribo dos Paripus e após a morte de seu irmão Del pelas mãos de Louis, ele busca um mundo justo onde ninguém mais precisa sofrer. Seu Arquétipo é do Brutal.

Neuras: vem da tribo Ishkia e é o engenheiro do time, ele não participa do combate diretamente, seu papel é cuidar e pilotar o Trotador Couraçado durante nossas indas e vindas pelo mundo. Seu Arquétipo é do Artilheiro.

Além desses, há outros personagens importantes que ampliam o universo do jogo porém apenas participam da história e desbloqueiam novos arquétipos, não sendo membros jogáveis.

Uma História que Questiona a Realidade

Preparado para ser o novo governante de Euchronia?

O jogo aborda questões profundas como desigualdade social, preconceitos e discriminações entre as tribos do país. Somos da raça Elda, a mais oprimida, e convivemos com diversas tribos: Clemar, Roussainte, Eugief, Nidia, Paripus, Ishkia, Rhoag e Mustari, sendo algumas parte de uma nobreza e outras sendo menosprezadas e maltratadas.

A trama gira em torno da disputa pelo trono de Euchronia, após a morte do rei. Como protagonista, buscamos uma forma de quebrar a maldição do príncipe, legítimo herdeiro, enquanto enfrentamos a Igreja corrupta, liderada por Forden, que manipula uma competição para favorecer seus próprios interesses e Louis, o mais poderoso guerreiro do país que busca o poder para satisfazer seus desejos pessoais de mudar o mundo.

Durante a jornada, fazemos alianças, descobrimos segredos sombrios e enfrentamos dilemas éticos que nos levam a questionar: o que é justiça? O que define liberdade?

Não vou entrar em muitos detalhes da história, pois além de ela ser sensacional, ficaria umas 20 páginas falando. Apenas digo: jogue!

Gameplay para o Iniciante ao Expert

Libere os Arquétipos e aprenda a verdadeira magia!

O gameplay é um RPG de turno com elementos de gerenciamento de tempo, similar à série Persona. Algumas missões têm prazos específicos, mas o jogo não é punitivo, permitindo flexibilidade para explorar dentro do calendário.

Com 40 arquétipos e 14 classes diferentes, há muita liberdade para personalizar seu time. O sistema de combate equilibra simplicidade e estratégia, permitindo até evitar lutas diretas com inimigos mais fracos. Meus arquétipos favoritos foram Mago, Curandeiro e Invocador (Eupha nunca saiu do meu time!).

No entanto, escolha seu nível de dificuldade com cuidado: se optar pelo modo mais fácil ou mais difícil, não será possível alterá-lo depois, só começando uma nova jornada.

Conclusão – O melhor de 2024

Pronto para explorar um novo mundo?

Com toda certeza, é o melhor jogo que tive a oportunidade de pegar e jogar neste ano de 2024, a história do jogo, o desenvolvimento de cada um dos personagens e a busca por um mundo ideal que nos faz questionar, o que é certo e errado? O que seria liberdade? O que seria uma Utopia? São alguns dos questionamentos que o jogo nos propõe desde o começo e fora que devo dizer: Maria melhor personagem do jogo.

É um jogo que tem uma história densa e que é feita através de muitos diálogos e por ter a limitação do tempo devido o calendário, sei que não é o tipo de jogo que agrada todo mundo, mas acredito que todos deveriam pelo menos experimentar e ver o que acha.

Só tenho um ponto negativo para falar: o reaproveitamento absurdo das dungeons, só tem 3 tipos: masmorra, campo aberto e torre e se você explorar, por exemplo, 2 masmorras, vai perceber que são praticamente a mesma coisa. Esse é o único ponto negativo que tenho para falar.

plugins premium WordPress